Postado por Unknown |

Programa de Educação no Campo

A Prefeitura Municipal de Várzea do Poço, através de sua Secretaria de Educação, realizou nos dias 07 e 08 de março de 2014, o GT de Educação do Território de Identidade Bacia do Jacuípe-Micropolo 3 , no Povoado de Nova Esperança , Município de Várzea do Poço.
Com a presença dos Prefeitos de Várzea do Poço, Sr. Paulo José, do Sr. Edemilson dos Santos Rios, carinhosamente conhecido como Dida Felipão, Prefeito de Várzea da Roça e das seguintes autoridades:

Sra. Paula Luciana, Secretária de Educação de Várzea do Poço, Normeide Rios-Secretária de Educação de Várzea da Roça, Antonio Claudemir - Secretário de Educação de Mairi, Maria Ernestina-Secretária de Educação de Quixabeira, Ramistela Santana- Secretária da Educação de Pintadas, Sr. Carlos Alberto Presidente do CODES , Professor Antonio Reis -Assessor Pedagógico do GT, Sr. Aleandro e Sr. Rio vereadores de Várzea do Poço e Quixabeira, Irmã Iraci - representante da Igreja Católica , Perla Costa-diretora do Centro Educacional Coronel Antonio Lopes Filho e representantes da APLB dos municípios de Jacuípe, Mairí e Várzea da Roça, teve início as atividades.
Com o intuito de fomentar e consolidar o processo de formação e profissionalização de educadores/as da rede municipal, jovens agricultores, grupo de mulheres, sindicatos e associações, bem como parceiros estratégicos, através da estruturação do Projeto Centro Itinerante e Integrado de Formação em Educação no Campo, as Secretarias de Educação dos Municípios de Várzea do Poço, Várzea da Roça, Quixabeira e Mairí desenvolverão em parceria a referida proposta de formação, a qual contemplará uma equipe de multiplicadores da educação formal (educadores, gestores...) juntamente com os atores sociais (jovens, agricultores/as, mulheres, sindicatos, associações, grupo de mulheres...).

O Curso terá uma carga horária de 300 horas, distribuídas em 10 Oficinas Presenciais de 16 h cada, mais atividades desenvolvidas nas Unidades Escolares e Comunidade.

O GT da Educação que ora se realiza, está sob o comando da Secretaria de Educação de Várzea do Poço, sendo Paula Lucina sua Coordenadora. Fizeram-se presentes também representantes dos Municípios de Ipirá e Baixa Grande.

A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo Sr.Antonio Reis e pelo professor Sr. Charles.

Serão discutidos temas em mesas temáticas como:

Referências Teóricas da Construção da Educação do Campo no Semiárido Brasileiro.
Diretrizes Estratégicas para a Educação Básica nas Escolas do Campo.

Dando continuidade aos trabalhos, no sábado 08/03/2014 pela manhã, houve atividades físicas na quadra poliesportiva de Nova Esperança, com os professores de Educação Física Juliete Costa de Quixabeira, Valdemir Araujo de Várzea do Poço e Joseane de Mairi, que orientavam os profissionais da educação numa série de exercícios físicos de alongamento e aquecimento.

Logo em seguida a banda Fanfarra dos alunos que fazem parte do Programa Mais Educação do Colégio CECALF,se apresentaram sob o comandado do professor Moises Lima.


Em seguida os educadores visitaram uma propriedade rural do Sr. Ailson e tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias de convivência com o semiárido. O Sr. Valter João, conhecido por Careca, Secretário de Agricultura de Várzea do Poço se fez presente.

À tarde, aconteceu a socialização de tudo que foi trabalhado nesses dois dias de formação, encerrando assim o GT de Educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMVP
Colaboração na matéria: Blog Portal do Alto Alegre
Fotografia: Ramon Trindade (Diretor geral do Várzea Filmes..